;
;

quinta-feira, 3 de maio de 2012

FRAUDES EM CONCURSOS I

Tentativas de fraudes em concursos públicos sempre tem como objetivo influir no resultado final, onde os menos preparados e os menos capazes serão os contemplados. O resultado final  deste ato imoral,  é um serviço público prestado à população, de má qualidade e deficiente. Além de causar enormes prejuízos às pessoas que realmente estavam preparadas e qualificadas, que podem variar de prejuízos financeiros  até psicológicos. 
As fraudes em concursos podem iniciar-se  no processo licitatório de escolha da empresa que irá gerenciar o concurso  à divulgação do resultado.
Pode ocorrer no processo licitatório, direcionamento para que determinada empresa seja a vencedora. Muitas vezes  tratam-se de empresas fraudulentas, criadas no próprio Município ou com participação de alguém do Município. Outras vezes, empresa com larga experiencia em corrupção em concursos públicos sai vencedora na licitação. Piquet Carneiro teve um concurso anulado, tendo a empresa sido dolosamente criada pelo próprio procurador do município.
Outra irregularidade vem de um   edital incompleto. Este, é sagrado. É praticamente o contrato de trabalho entre o universo coletivo de servidores e a administração Pública.Deve conter requisitos mínimos como números de vagas, funções a desempenhar, vagas para deficientes, período de inscrição, local de inscrição, salário, documentos a serem exibidos pelos candidatos, formação exigida, matérias exigidas nas provas, pontuação e pesos por matéria, data e local de divulgação do resultado. Edital deve ser publicado em grandes jornais, eletronicamente, com ampla publicidade.
O movimento sindical luta e quer o concurso público, defende o concurso público, mas sem nulidade, com seriedade, com justiça, com igualdade de oportunidade. 
Voltaremos ao assunto.
(fonte: concursos! indagações e resposta. por Valdecy da Costa Alves; 02 de jan. de 2008).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes