;
;

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CONCURSO PÚBLICO!

Está no artigo 37, inciso II da mãe de todas as leis, a Constituição Federal: A investidura em cargos ou emprego público depende da aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvada as nomeações para cargo de comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.O mesmo principio se repete na lei orgânica, estatuto dos servidores e planos de cargos e carreira do Município de Apuiarés. 
Aqui no blog estaremos divulgando noticias importantes relacionadas a concurso público, como por exemplo, princípios a serem respeitados pelo edital de um concurso,como saber se um edital de um concurso está de acordo com a lei, a quem denunciar irregularidades, quais as principais fraudes, o que fazer  para garantir um concurso idôneo do lançamento ao edital à convocação dos aprovados.
O edital de um concurso deve respeitar alguns princípios fundamentais: LEGALIDADE - entre o edital e a lei, prevalece o que a lei impõe. O edital deve nascer da lei e observa-la, sob pena de nulidade total. Por exemplo: um edital feito para pessoas de um só Município inscrever-se é nulo; IGUALDADE - Todos devem ser tratados igualmente. Sem nenhum privilégio. Por exemplo: é nulo um edital que declare como critério de desempate tempo de serviço de um contratado; IMPESSOALIDADE - Toda analise tem que ser por critério objetivo. Sem olhar a quem. Se o edital prevê, que em caso de omissão, caberá ao Prefeito tomar decisões, é nulo. Isto porque destrói o critério objetivo, substituído pelo critério pessoal, que tem haver com relações politicas ou de proteção; MORALIDADE - Tudo que ferir a ética, a boa fé, é nulo.  Tudo que tiver o caráter entendido como não sendo do bem, ruim, vai em desencontro a moral comum e a moral pública. Por exemplo: desrespeitar a convocação dos aprovados, convocando o 10º, quando nem sequer o 7º foi chamado é imoral. Gerando o direito dos que não forem convocados serem-no, via mandado de segurança; PUBLICIDADE - É a divulgação não apenas do edital, como do resultado de suas fases. Tal divulgação deve ser a máxima possível; COMPETITIVIDADE - Garantir a competição. Para que os que sabem mais, os mais preparados, sejam selecionados; SELETIVIDADE - A seleção dos melhores por critérios objetivos. Que o resultado realmente espelhe a aprovação dos mais capazes, que serão a certeza de melhor qualidade no serviço público. Se um analfabeto, numa prova escrita, for aprovado no concurso e passar, algo, com certeza está errado.
(fonte: concursos! indagações e resposta. por Valdecy da Costa Alves; 02 de jan. de 2008).
Voltaremos a comentar sobre concursos públicos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O GRANDE LEGADO!

Os professores de Apuiarés sofrem mais um ataque por parte da administração atual no empenho da mesma em acabar com a carreira dos professores. Desde de 2009, com o plano de carreira enviado e votado  pela a Câmara, este tem sido o cenário em nosso Município. Para acabar de completar, sexta feira  ultima, com o apoio de cinco vereadores(Cristina, Edmundo, Doé, Noquinha e Tadeu) foi aprovado um projeto de lei que dar mais uma guinada na já destruída carreira do professor. O projeto citado,  castiga com veemência quem estudou e se qualificou.Uma situação que terá um efeito negativo e devastador, a todos sem exceção, para o resto da vida. O resultado desta desvalorização será, no futuro,  professores se aposentando com um salário miserável ou então tendo que trabalhar até aos setenta ou mais anos para tentar recuperar estas perdas, ocasionadas pelas irresponsabilidades cometidas contra a categoria. Este é o grande legado deixado pela a administração que está se encerrando.

terça-feira, 17 de abril de 2012

RESPEITO A CARREIRA!

Os professores mais uma vez estão sendo desvalorizados, desrespeitados e descriminados neste país. O resultado, é o atraso do Brasil em relação a outras Nações que realmente levaram a educação a sério, valorizando seus professores. Falta dinheiro para educação, mas sobra para corrupção e ostentação. Os vícios são os mesmos, com raras exceções; Recursos do Fundeb sendo desviados,usados para dar emprego e para favorecimento. Enquanto isto, temos professores mau pagos, desestimulados e se sacrificando para poder garantir um direito fundamental:a vida.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

CONCURSO!

Foi aprovado ontem, 3 de março, a lei que regulamenta o concurso público a ser realizado em Apuiarés. É mais uma conquista da luta sindical no seu incansável trabalho em favor dos servidores o qual representa. Ao mesmo tempo asseguramos a todos que, o Sindsep vai desenvolver todo um trabalho e empenho para que este, seja realizado com a maior transparência possível e que venha a obedecer todos os princípios a que devem está pautado um concurso público, ou seja, moralidade, temporariedade,publicidade, competitividade, legalidade, igualdade, impessoalidade e outros;que o resultado reflita realmente a aprovação dos mais preparados e capacitados.Estaremos através do blog, Facebook, e-mails como também assembléia orientando a todos sobre concursos públicos.

terça-feira, 3 de abril de 2012

PRA QUE?

Tempo atrás, assisti a uma matéria sobre educação. Lembro-me que o repórter em uma sala de aula de ensino médio perguntou aos alunos quem gostaria de seguir a carreira de professor. No universo de 50 alunos, somente 02 disseram que sim.Vejo hoje, não ser de estranhar, pois sendo uma das mais árduas profissões,apesar de gratificante,ela ainda é tratada por muitos governantes como problema. Agora mesmo, estamos vendo alguns governadores e prefeitos simplesmente ignorarem a carreira do professor. Estão tentando jogar todo o esforço,trabalho,investimentos e tempo de dedicação que tiveram estes docentes ao longo do tempo para se aperfeiçoarem,qualificarem e terem melhores salários no lixo..
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes