;
;

quarta-feira, 16 de maio de 2012

CONCURSOS PÚBLICOS III

Em matérias anteriores, comentamos sobre princípios que o edital de um concurso deve respeitar como também diversos tipos de fraudes ocorridas em concursos.Para que um concurso seja anulado parcial ou totalmente, basta que um dos  princípios citados seja violados. De toda forma, deve-se comunicar imediatamente ao Ministério público do município e ao Sindsep que levará a denuncia à Fetamce a qual comunicará ao Ministério Público Federal. A denuncia antecipada é preventiva, como a vacina evitará nulidade futura que pode ser praticada por qualquer grupo politico. Preservando o instituto do concurso.
(citações tiradas do parecer do Dr. Valdecy da Costa Alves: indagações e respostas sobre concursos públicos;02 de janeiro de 2008)

terça-feira, 8 de maio de 2012

FRAUDES EM CONCURSOS PÚBLICOS II

   Entre os atentados à concursos públicos temos aqueles realizados da publicação do edital ao dia das provas.  Como exemplos citamos práticas em desacordo com o edital, onde se muda local de inscrição, local de realização das provas, muda requisitos e viola outras previsões do edital;
Pouca publicidade do edital é outra pratica fraudulenta em um concurso, onde a intenção é poucos ficarem  sabendo da sua existência e que uma minoria tenham acesso ao edital e participem do concurso com pouca concorrência;
Podemos ter também um concurso não fiscalizado, permitindo que os candidatos colem. Todos acham que ganham, mas só alguns tem copia dos gabaritos;
Provas que já chegam abertas, sem o devido lacre;
Provas que depois se levanta terem sido copiadas da internet ou integralmente ou fruto de colagem diversas;
Gabaritos que circulam antes da prova, durante e depois.
Temos atentados a concursos públicos que são realizados após as provas. Citamos  como exemplos a divulgação de mais de um resultado; Não publicação do gabarito; aprovados constando nome mais de uma vez na mesma lista; nome de pessoas aprovadas na prova de títulos que não constavam na primeira relação dos aprovados da prova escrita; e comissão de recursos que não funciona.
(citações tiradas do artigo concursos! indagações e respostas por Valdecy da Costa Alves, 02 jan. 2008)
Encerraremos estas matérias sobre concursos comentando sobre o que fazer para garantir um concurso idôneo do lançamento do edital à convocação dos aprovados. Aguardem.

sábado, 5 de maio de 2012

EducaDeny!: DIREITO DE NÃO CALAR

EducaDeny!: DIREITO DE NÃO CALAR: Gostaria que por causa desses meus artigos Vossas Excelências vereadores de Apuiarés, não me tivessem como inimigo. Não o sou e não tenho...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

FRAUDES EM CONCURSOS I

Tentativas de fraudes em concursos públicos sempre tem como objetivo influir no resultado final, onde os menos preparados e os menos capazes serão os contemplados. O resultado final  deste ato imoral,  é um serviço público prestado à população, de má qualidade e deficiente. Além de causar enormes prejuízos às pessoas que realmente estavam preparadas e qualificadas, que podem variar de prejuízos financeiros  até psicológicos. 
As fraudes em concursos podem iniciar-se  no processo licitatório de escolha da empresa que irá gerenciar o concurso  à divulgação do resultado.
Pode ocorrer no processo licitatório, direcionamento para que determinada empresa seja a vencedora. Muitas vezes  tratam-se de empresas fraudulentas, criadas no próprio Município ou com participação de alguém do Município. Outras vezes, empresa com larga experiencia em corrupção em concursos públicos sai vencedora na licitação. Piquet Carneiro teve um concurso anulado, tendo a empresa sido dolosamente criada pelo próprio procurador do município.
Outra irregularidade vem de um   edital incompleto. Este, é sagrado. É praticamente o contrato de trabalho entre o universo coletivo de servidores e a administração Pública.Deve conter requisitos mínimos como números de vagas, funções a desempenhar, vagas para deficientes, período de inscrição, local de inscrição, salário, documentos a serem exibidos pelos candidatos, formação exigida, matérias exigidas nas provas, pontuação e pesos por matéria, data e local de divulgação do resultado. Edital deve ser publicado em grandes jornais, eletronicamente, com ampla publicidade.
O movimento sindical luta e quer o concurso público, defende o concurso público, mas sem nulidade, com seriedade, com justiça, com igualdade de oportunidade. 
Voltaremos ao assunto.
(fonte: concursos! indagações e resposta. por Valdecy da Costa Alves; 02 de jan. de 2008).
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes